terça-feira, 26 de julho de 2022

O Sal e Luz do Mundo(Mt. 5, 13-16)


No Sermão do monte está relacionado não somente a bem aventuranças, mas também vários princípios deixados pelo Senhor para uma vida cristã coerente. Note que há uma diferença entre lei e principio. Lei é quando se há obrigação de cumprir, Principio é o caminho que te conduz a acertar.

“Ao fazer tal declaração, Jesus revela a dupla função que devemos exercer nesse mundo avesso e pecaminoso. Somos Sal e Luz: os agentes influenciadores

Ler: Fp 2.15, 16

Para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus imaculados no meio de uma geração corrupta e perversa, entre a qual resplandeceis como luminares no mundo, retendo a palavra da vida; para que no dia de Cristo eu tenha motivo de gloriar-me de que não foi em vão que corri nem em vão que trabalhei.

É nossa obrigação sermos influenciadores. Ninguém é uma pessoa que é totalmente influenciada em algum momento ela também influencia. Somos influenciáveis e influenciador por sua vez seja qual for à situação que você esteja passando ou esta sendo influenciado ou estar servido de exemplo ou influência para alguém. Como Cristãos devemos ser influenciadores, agentes de Deus que levará tantas outras pessoas a seguirem a Cristo.

Você tem influenciado?Qual o tipo de influenciador você tem sido? Existem a boa e a má influência e a questão é: Que tipo de influência você tem sido no Reino de Deus? Dentro do contexto religioso tem os influenciadores a exemplo se determinada pessoa discordar de outra em questão rapidamente ela influencia outras a discordarem também, esse tipo de influência não é boa dentro de um ambiente religioso, mas em relação ao mundo qual tem sido a influência da igreja? Qual tem sido a sua influência? Como igreja está melhorando ou piorando o mundo? São muitas perguntas que nos faz refletir sobre nossas atitudes como cristão como aqueles que pelo próprio Jesus foi denominado sal e luz desta terra.

Como cristãos devemos nos esforçar para impactar o mundo que nos rodeia se não influenciarmos o mundo com o nosso comportamento é de pouco valor para Deus, se nos aparentarmos com o mundo, não tem valor. O crente não deve se misturar e for confundindo com o mundo, devemos impactar positivamente trazendo sabor e luz ao mundo como o condimento que dá melhor sabor à comida e a luz que clareia o ambiente desfazendo as trevas.

1.0 Vós sois o sal da terra:

Em Mateus 5. 13-14 Jesus não disse que temos sal ou luz, ELE afirma “Vós sois” essa afirmação nos transmite a mensagem de que devemos viver uma vida de equilíbrio e estabilidade na presença do senhor. Como cristãos somos influenciadores, damos sabor ao ambiente em que somos colocados indo em oposição às trevas. O sal possui duas propriedades essenciais, ele serve para dar gosto e para conservar, era considerado um ingrediente completamente ativo. O “sal e a luz são metáforas que denotam a influência positiva que os filhos de Deus devem exercer no mundo”. A nossa influência no mundo, se resume na ideia das pessoas nos observarem e sentirem o desejo de serem servos de Cristo, ou simplesmente reconhecerem o que é ser servo de Cristo de verdade. Se agirmos como sal não irá curar a corrupção, mas, impediremos sua proliferação.

 “Sabemos que o sal provoca sede. E a pergunta é: que tipo de sede estamos provocando nas pessoas acerca de Cristo? Será que nossa vida está atraindo as pessoas para virem a Cristo ou expulsando-as?” Vale ressaltar que naquela época o sal[1] era um item extremamente valioso e muito caro. Afinal, tal produto tinha três funções muito valorizadas: Cicatrização de machucados e ferimentos; Melhoria de sabor dos alimentos de forma geral; Conservação de alimentos (especialmente de carnes). Devemos ter uma palavra saborosa para que possamos trazer a Deus as pessoas através das nossas atitudes, devemos provocar o desejo de Deus nas pessoas. Ser sal é ser alguém que inspira, e quando o crente não está sendo sal ele é pisado pelos homens, não impede a putrefação e para nada serve, não passando de areia.

LER: I Pedro 2.9

Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;

2.0 Vós sois a luz do mundo:

Brilhar é um ato natural da luz, a melhor forma de sermos luz e brilharmos é dando um bom testemunho. Por mais que não achamos que é necessário, mas de fato é sim importante o que as pessoas pensam a nosso respeito, somo uma carta lida pela sociedade. A opinião das pessoas é importante sim, mas saber o grau de relevância do seu brilho na sua comunidade cristã. (Igreja) Como cristão devemos ser diferentes preservando e iluminando o mundo que vive na pratica do pecado. A função da luz naturalmente é iluminar, clarear onde há luz não há escuridão, se somos luz onde estivermos estaremos sendo luzeiro, brilho no ambiente. É nossa responsabilidade luz nesse mundo e trazer as pessoas a seguirem a Jesus. João 8.12 “Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.” A metáfora da luz fala da pureza e santidade de vida do crente perante o mundo. Nossa luz deve refletir o conteúdo do Evangelho como testemunho para o mundo, pois somos chamados "filhos da luz". “Porque todos vós sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite nem das trevas.” (1 Ts 5.5)

Se vivermos para Cristo brilharemos como luzes e mostraremos aos outros como Cristo realmente é; por isso não podemos deixar que o pecado escureça a luz que há em nós; Seja um farol de verdade, deixe a luz de Cristo que há em você ilumine as vidas que ainda estão nas trevas, não oculte a luz de Cristo para o mundo. Ao Brilhar estamos ampliando nossas fronteiras como cristão, não se pode esconder essa luz, não se pode esconder o brilho, se não mostrarmos ao mundo a nossa luz estamos apagando nossa luz, apagando a luz de Cristo no mundo. A luz de Cristo está em nós, em cada cristão e ela não deve ser ofuscada. Ao brilhar como luz não podemo-nos calar e sim anunciar em todo tempo.

LEIA: 2 Tm 4.2

Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina. 

Acerca de si mesmo, Jesus disse ser a luz do mundo, a fonte de luz que jorra para todos Jo 8.12 Uma lâmpada naquele tempo precisava de combustível para produzir luz, nós dependemos da fonte e precisamos estar conectados em todo tempo para manter a luz acesa. Afastados de Cristo, somos semelhantes a uma lâmpada apagada, não temos um único raio luminoso a lançar sobre as trevas do mundo. Todavia, quando voltamos para o Sol da Justiça, a alma inteira é iluminada com o brilho de sua divina presença. Quem deve brilhar é a luz, a luz de cristo em nós. Diferentemente de muitos que querem brilhar como se fossem a própria luz, o cristão deve entender que ao sermos luz somos a luz de Cristo, pois, sem ELE nada somos ou podemos. Não brilhamos sozinhos, na realidade refletirmos a luz que Jesus nos dá, pois refletimos a luz de Cristo.

3.0 Responsabilidades com sal e Luz:

Devemos ter sal em nós mesmos, ou seja, julgar o pecado primeiramente em nós, rever nossas atitudes como cristãos. O sal é essencial e assim devemos priorizar nossa essência olhando para nós mesmos antes de impor aos outro aquilo que não fazemos. Precisamos estar atentos a palavra de Deus que purifica o homem de todo pecado. Davi em momentos de angústia clamou ao Senhor “Purifica-me com hissopo, e ficarei puro; lava-me, e ficarei mais alvo do que a neve.” Salmo 51.7. Somente assim, teremos o caráter adequado para sermos considerados sal da terra e luz do mundo.

A ausência de luz na vida cristã nos traz um alerta, pois esse crente ou pode estar em trevas ou em caminhos tortuosos. O salmista Davi diz “Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho Salmo 119. 105.” É responsabilidade do cristão se mostrar uma nova criatura, pois quem andará em trevas ao estar em Cristo deve andar na luz e ser diferente assumindo agora ser filhos da luz. Somente assim, teremos o caráter adequado para sermos considerados sal da terra e luz do mundo.

É responsabilidade de o cristão propagar o evangelho e impedir que o mal vença, devemos avançar como luz para erradicar a escuridão que nos rodeia, compartilhando as verdades de Cristo e levando salvação aos perdidos. Nossa identidade cristã é ser sal e luz e muitos hoje têm perdido essa identificação, pois, se misturaram com as trevas. É preciso entender o quanto antes o papel da igreja nessa terra, somos um canal de luz e sabor para muitos que não conseguem enxerga ou ver graça nessa vida, nossa missão está além das paredes do templo, essa luz e esse sabor devem ser espalhados por onde quer que andemos.

BIBLIOGRAFIA

Revista de Escola Bíblica Dominical. 3° Trimestre de 2022. Betel Dominical

Blog do EBD Panorama < https://www.ebdpanorama.com/> Acessado em 26 de jul. de 2022

ACESSE: <https://escritormissionario.blogspot.com/>

[1] Disponivel em: <https://www.ecycle.com.br/sal/> Acessado 26 de jul. de 2022

 Revisado no Copyspider:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares